
Sou artista humanista e caiçara por opção, há mais de 30 anos ligada ao ecoturismo, educação ambiental, culturas tradicionais, artes e desenvolvimento sustentável com enfoque na dignidade da vida e na promoção de ações práticas na sociedade e comunidades tradicionais. Percorri o Brasil em busca de um sentido para a vida e como ser melhor para a construção de um mundo de paz, e fui encontrar tudo isso em um mesmo lugar! Dentro de mim!
Porem, não foi assim tão óbvio! Nessas idas e vindas, encontros e desencontros, o caminho se mostrou repleto de ladeiras, penhascos, paredões rochosos, cachoeiras, lagos, lagoas, dunas, praias infinitas… matas sabias e educativas, todas elas me trouxeram muitos, muitos corações. Que me mostraram que, o que realmente importa, é o coração.
Sou a Aly da Costa, mais arteira que artista! 😍
Sou um mix de sonhos e realizações, guerreira como as Amazonas e sensível como uma borboleta. Determinada a fazer do dia presente o dia mais feliz de toda a vida.
Aprendendo diariamente a arte de amar a vida!
Compartilho minha vida em minha CasAtelier, local que produzo minha arte, abro as portas como anfitriã hospedando com todo carinho e amor quem deseje desfrutar de momentos de paz, que goste de meditar, reverenciar a vida e compartilhar experiências.
Procuro manter a energia maravilhosa da natureza de Iguape e do Lagamar e do Vale do Ribeira, com a vontade de compartilhar minhas experiencias de vida, pois atuo desde 94 com projetos relacionados à educação ambiental e ao desenvolvimento Sustentável, ecoturismo, cultura, artes, sempre com enfoque na dignidade da vida e na promoção de ações diretas e práticas na sociedade e comunidades tradicionais, Turismo Sustentável, vivências de estudos do meio, planejamento, entre outros.
Sou budista, humanista e voluntária em ações pela paz pela BSGI – Brasil SokaGakkai Internacional, tenho a convicção que é nossa responsabilidade construir um mundo, mais justo, humano e sustentável. Espero juntos podermos somar e despertar para o que podemos melhorar em nós, que contribua com o todo. Nam myoho rengue kyo, e vamos brindar a vida! Juntos somos mais fortes! Te espero aqui em meu pedacinho do Paraíso!
Timeline
Confira minha tragetória até aqui

Oficinas de Capacitação em Ecoturismo
Atividade Coordenação Nacional, desenvouveu 27 Oficinas em 21 estados do país, (Projeto pioneiro em todo o mundo);
Objetivo: Aperfeiçoar o processo de planejamento e ecoturismo, tanto no setor público como no privado, definir prioridas regionais e dentificar novos produtos e estratégias de marketing.
Estimular o desenvolvimento de metodologias adaptadas à nossa realidade, para que o ecoturismo viesse a consolidar-se como instrumento de preservação ambiental. Descrição: Transmissão de metodologia de planejamento para o desenvolvimento do ecoturismo. Desenvolvido em parceria com: Conservation International, SENAC-SP, Fundação Florestal-SP e Instituto Ecológico Cristalino - MT
Experiência Gastronômica
O alimento! Ahhh, nosso combustível maravilhoso, vamos juntos compartilhar a vida e nossas experiências preparando pratos especiais, brindar com Chá Camelia Sinensis Amaya.
Atriz e Poeta
A poesia… a magia… a arte… e a alegria!
Se embrenhando de dentro do ser
Sendo o desabrochar da energia
Florida no despertar da maravilha do renascer da vida!
A poesia me inspira desde pequena, o teatro também! Morte e vida Severina de João Cabral de Melo Neto foi a precursora, ainda na adolescência! Porém, as demandas da vida me distanciaram desse e de muitos sonhos artísticos mas, algum tempo depois, o coração floresceu ao se reencontrar com elas! E em 2010 em meio à muita revolução humana, a oportunidade ressurgiu diante dos olhos e em uma provocação do incrível ator e diretor Menon de Sá, propiciando-me a oportunidade de retomar a arte dos sonhos!
A poesia, e ao palco… da vida, fazendo parte da produção e do elenco do maravilhoso espetáculo “Melhores Histórias”, através da qual pude participar da 15ª Mostra de Teatro da Ilha Comprida e do Festival Abril pra Cena na etapa Vale do Ribeira. E daí em diante, o prazer em atuar veio na oportunidade de apresentar um pouco das artes da vida, do dia a dia, quando em 2021 o trabalho Autores&Atores foi promovido pelo Sesc Registro me propiciando um encontro delicioso entre a poesia e a atuação, onde foi possível interpretar em vídeo, 3 poemas da poetisa Giovanna Neves.
Filantropia e Conexão com Povos Indígenas
Apoiamos ativamente as comunidades Guarani e outras comunidades tradicionais no Vale do Ribeira. Parte da renda dos nossos serviços é revertida para essas iniciativas, incentivando a educação ambiental, apoiando o empoderamento indígena e contribuindo para a preservação de tradições milenares.
Aqui, cada visita promove impacto real, unindo arte, natureza e compromisso social.

Projetos
Ao longo dos anos, a realização de projetos tem sido a minha vida! Agora estou com algumas propostas e a mais importante delas é apoiar os nossos parentes Guaranis de Iguape.
Venho aprendendo sobre a cultura indígena e também por termos aqui nos arredores de casa 6 aldeias, com uma demanda por fortalecimento da dignidade de vida muito grande, estamos em contato para identificar atividades de desenvolvimento sustentável que viabilize o empoderamento dessas comunidades e propicie a dignidade da vida desses povos.
Arte Que Vem das Águas
O projeto “A ARTE QUE VEM DAS ÁGUAS” busca gerar novas oportunidades de renda para a comunidade caiçara, por meio do entalhe de obras que representem a biodiversidade marinha da região de Iguape. Baseia-se no reaproveitamento de troncos depositados na foz do Rio Ribeira e no compartilhamento de técnicas artísticas que dialogam com as tradicionais, em oficinas práticas, desenvolvidas aos fins de semana.
