top of page
ALY DA COSTA LOGO WHITE.png
ALY2-2.png

Compartilhando a experiencia de meu amor ao ambiente e ao ser. Pois o que importa, é o coração.

  • Instagram
  • Whatsapp

Sou artista humanista e caiçara por opção, há mais de 30 anos ligada ao ecoturismo, educação ambiental, culturas tradicionais, artes e desenvolvimento sustentável com enfoque na dignidade da vida e na promoção de ações práticas na sociedade e comunidades tradicionais. Percorri o Brasil em busca de um sentido para a vida e como ser melhor para a construção de um mundo de paz, e fui encontrar tudo isso em um mesmo lugar! Dentro de mim! 

Porem, não foi assim tão óbvio! Nessas idas e vindas, encontros e desencontros, o caminho  se mostrou repleto de ladeiras, penhascos, paredões rochosos, cachoeiras, lagos, lagoas, dunas, praias infinitas… matas sabias e educativas, todas elas me trouxeram muitos, muitos corações.  Que me mostraram que, o que realmente importa, é o coração.

Sou a Aly da Costa, mais arteira que artista! 😍

Sou um mix de sonhos e realizações, guerreira como as Amazonas e sensível como uma borboleta. Determinada a fazer do dia presente o dia mais feliz de toda a vida.

Aprendendo diariamente a arte de amar a vida!

Compartilho minha vida em minha CasAtelier, local que produzo minha arte, abro as portas como anfitriã hospedando com todo carinho e amor quem deseje desfrutar de momentos de paz, que goste de meditar, reverenciar a vida e compartilhar experiências.

Procuro manter a energia maravilhosa da natureza de Iguape e do Lagamar e do Vale do Ribeira, com a vontade de compartilhar minhas experiencias de vida, pois atuo desde 94 com projetos relacionados à educação ambiental e ao desenvolvimento Sustentável, ecoturismo, cultura, artes, sempre com enfoque na dignidade da vida e na promoção de ações diretas e práticas na sociedade e comunidades tradicionais,  Turismo Sustentável, vivências de estudos do meio, planejamento, entre outros. 

Sou budista, humanista e voluntária em ações pela paz pela BSGI – Brasil SokaGakkai Internacional, tenho a convicção que é nossa responsabilidade construir um mundo, mais justo, humano e sustentável. Espero juntos podermos somar e despertar para o que podemos melhorar em nós, que contribua com o todo. Nam myoho rengue kyo, e vamos brindar a vida! Juntos somos mais fortes! Te espero aqui em meu pedacinho do Paraíso!

Timeline

Confira minha tragetória até aqui

WhatsApp-Image-2021-05-17-at-13.47.19.jpeg

Oficinas de Capacitação em Ecoturismo

Atividade Coordenação Nacional, desenvouveu 27 Oficinas em 21 estados do país, (Projeto pioneiro em todo o mundo);

Objetivo: Aperfeiçoar o processo de planejamento e ecoturismo, tanto no setor público como no privado, definir prioridas regionais e dentificar novos produtos e estratégias de marketing.

Estimular o desenvolvimento de metodologias adaptadas à nossa realidade, para que o ecoturismo viesse a consolidar-se como instrumento de preservação ambiental. Descrição: Transmissão de metodologia de planejamento para o desenvolvimento do ecoturismo. Desenvolvido em parceria com: Conservation International, SENAC-SP, Fundação Florestal-SP e Instituto Ecológico Cristalino - MT

Experiência Gastronômica

O alimento! Ahhh, nosso combustível maravilhoso, vamos juntos compartilhar a vida e nossas experiências preparando pratos especiais, brindar com Chá Camelia Sinensis Amaya.

Atriz e Poeta

A poesia… a magia… a arte… e a alegria!
Se embrenhando de dentro do ser
Sendo o desabrochar da energia
Florida no despertar da maravilha do renascer da vida!

A poesia me inspira desde pequena, o teatro também! Morte e vida Severina de João Cabral de Melo Neto foi a precursora, ainda na adolescência! Porém, as demandas da vida me distanciaram desse e de muitos sonhos artísticos mas, algum tempo depois, o coração floresceu ao se reencontrar com elas! E em 2010 em meio à muita revolução humana, a oportunidade ressurgiu diante dos olhos e em uma provocação do incrível ator e diretor Menon de Sá, propiciando-me a oportunidade de retomar a arte dos sonhos!

A poesia, e ao palco… da vida, fazendo parte da produção e do elenco do maravilhoso espetáculo “Melhores Histórias”, através da qual pude participar da 15ª Mostra de Teatro da Ilha Comprida e do Festival Abril pra Cena na etapa Vale do Ribeira. E daí em diante, o prazer em atuar veio na oportunidade de apresentar um pouco das artes da vida, do dia a dia, quando em 2021 o trabalho Autores&Atores foi promovido pelo Sesc Registro me propiciando um encontro delicioso entre a poesia e a atuação, onde foi possível interpretar em vídeo, 3 poemas da poetisa Giovanna Neves.

Artista-Aly-da-Costa.jpg

A Arte da Aly

Transforme sua estadia em uma imersão criativa visitando o atelier da Aly da Costa. Aqui, a arte ganhas vida na junção harmoniosa entre natureza, história e expressão humana:

Filantropia e Conexão com Povos Indígenas

Apoiamos ativamente as comunidades Guarani e outras comunidades tradicionais no Vale do Ribeira. Parte da renda dos nossos serviços é revertida para essas iniciativas, incentivando a educação ambiental, apoiando o empoderamento indígena e contribuindo para a preservação de tradições milenares.

 

Aqui, cada visita promove impacto real, unindo arte, natureza e compromisso social.

IMG-20241221-WA0163.jpg

Projetos

Ao longo dos anos, a realização de projetos tem sido a minha vida! Agora estou com algumas propostas e a mais importante delas é apoiar os nossos parentes Guaranis de Iguape.

Venho aprendendo sobre a cultura indígena e também por termos aqui nos arredores de casa 6 aldeias, com uma demanda por fortalecimento da dignidade de vida muito grande, estamos em contato para identificar atividades de desenvolvimento sustentável que viabilize o empoderamento dessas comunidades e propicie a dignidade da vida desses povos.

Arte Que Vem das Águas

O projeto “A ARTE QUE VEM DAS ÁGUAS” busca gerar novas oportunidades de renda para a comunidade caiçara, por meio do entalhe de obras que representem a biodiversidade marinha da região de Iguape. Baseia-se no reaproveitamento de troncos depositados na foz do Rio Ribeira e no compartilhamento de técnicas artísticas que dialogam com as tradicionais, em oficinas práticas, desenvolvidas aos fins de semana.

Viva Arte, Natureza e Paz

bottom of page